/Por Ana Beatriz Miranda

No vasto mundo do vinho, existem exemplares para todos os gostos e níveis de conhecimento. Vinhos clássicos, renomados, icônicos, tradicionais, e vinhos jovens, produzidos em grande escala, para o consumo rápido.

Quem está começando a se aventurar, busca um rótulo descomplicado, que seja fácil de degustar, geralmente. Mas à medida em que você vai conhecendo e se aprofundando nas camadas dessa bebida fantástica, o paladar vai ficando mais aguçado e os vinhos mais cotidianos deixam de ser suficientes. E aí os vinhos clássicos começam a despertar o interesse.

Quando se fala em clássicos não necessariamente significa um vinho raro, caro e inacessível. Claro que muitos se enquadram nesse perfil, o vinho de culto, como muitos seculares do Velho Mundo e alguns do Novo Mundo.

Mas um exemplar popular também pode ser considerado um clássico, como os exemplares da linha Casillero del Diablo, por exemplo, da gigante chilena Concha y Toro. São vinhos fáceis de agradar, conhecidos e apreciados nos quatro cantos do planeta.

Fatores que fazem vinhos clássicos

O que garante a alcunha de clássico ao vinho são fatores como tempo, consistência, persistência, essência, planejamento, reconhecimento e marketing. Primeiramente, leva tempo para se criar um bom vinho. Assim como o tempo é imprescindível para que ele conquiste especialistas e enófilos.

A consistência deve ser mantida a cada safra, conquistando a confiança dos consumidores. É óbvio que o produtor deve considerar as mudanças de terroir, mas é preciso que haja um controle rígido para que as flutuações não interfiram na qualidade final.

Quanto à persistência, vinho clássico deve persistir, perdurar ao longo dos anos para se tornar conhecido. Precisa resistir às mudanças e às tendências, mantendo-se fiel ao estilo original. A essência de um exemplar reflete seu terroir, as variedades de uvas usadas, os métodos de cultivo, manejo, colheita e elaboração.

Aí entra a mágica no enólogo e sua equipe, que precisam planejar todas as etapas com antecedência, zelo e expertise. É esse trabalho que acrescenta o aspecto perene, belo e quase etéreo de um clássico, o toque especial da mão do produtor.

Os vinhos clássicos mais conhecidos

O reconhecimento pode vir rapidamente ou demorar décadas. Um vinho pode se tornar um clássico em uma degustação às cegas, ao derrotar favoritos, como rótulos célebres da Califórnia no evento do Julgamento de Paris. Ou pode ser degustado pela crítica especializada e ter alcançado  uma sequência de notas altas, como os supertoscanos.

Mas, além disso, o rótulo precisa cair no gosto dos consumidores para se tornar um clássico. Por fim, o marketing é essencial para criar e manter clássicos. Identidade visual, lançamento espetacular, posicionamento assertivo no mercado são exemplos de ações certeiras de promoção do vinho.

Os franceses Romanée-Conti, Châteaux Margaux, Lafite, Latour, d’Yquem, Petrus, os champanhes Dom Pérignon, Veuve Clicquot são nomes poderosos de vinhos clássicos. Sassicaia, Solaia e Tignanello são nomes de grandes clássicos italianos, assim como o chileno Seña. Há também os estilos tradicionais que todo enófilo precisa conhecer, como barolos, barbarescos, brunellos, cortes bordaleses, varietais borgonheses, vinho do Porto e por aí vai.

A ideia do vinho clássico é deixar uma marca. Se puder, conheça, aprecie e viva essa experiência com todos os seus sentidos. A sensação será inesquecível.

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