/Por Ana Beatriz Miranda

A revista Decanter é mais um dos importantes pontuadores do mundo do vinho. Trata-se de uma publicação britânica mensal com um alcance de mais de 2,2 milhões de pessoas, por meio dos canais impressos, digitais e sociais. A revista oferece conteúdo oficial sobre nossa bebida favorita, além de consultoria independente, eventos e competições inspiradoras.

A Decanter foi fundada em Londres, em 1975, após o sucesso de artigos sobre vinhos em jornais ingleses. Ela se consolidou como uma das mais importantes revistas especializadas ao longo dos anos e, a partir de 2011, se espalhou massivamente para cerca de 100 países. Entre os colaboradores e colunistas convidados, há grandes nomes do vinho, inclusive Masters of Wine. O conteúdo inclui notícias, dissertações temáticas técnicas, viagens de pesquisa, entrevistas, relatórios e análises de mercado.

Em 2004, a revista lançou o Decanter World Wine Awards (DWWA), o maior concurso de vinhos do mundo. São mais de 15 mil inscrições por ano. O seu sistema de pontuação é de 50 a 100 pontos, seguindo o de Robert Parker. O concurso é bastante rigoroso e prestigiado. Ele premia vinhos do mundo todo com medalhas de ouro, prata e bronze e também faz listas dos melhores do ano, separadas por categorias. 

O painel de jurados tem 150 pessoas, entre Master Sommeliers e Masters of Wine. A premiação máxima é a “Best in Show“, concedida para uma quantidade mínima de vinhos, selecionada a dedo. A divulgação é feita tanto pelo site quanto por uma edição da revista, geralmente a de agosto.

Confira os vinhos premiados disponíveis para compra:

vinho
Brasil
Região: Serra do Sudeste
2010 / 750 ml / TINTO
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2010
R$ 485,88
MAIS DETALHES
vinho
Chile
Região: Valle del Maipo
2015 / 750 ml / TINTO
Echeverria Quasar Wines Limited Edition Syrah 2015
R$ 234,12
MAIS DETALHES