/Por Ana Beatriz Miranda
Você já sabe que o vinho é o par perfeito para acompanhar refeições. Além disso, ele também é um excelente ingrediente de receitas. A acidez, os taninos e a quantidade de açúcar residual são características que conferem um toque especialíssimo a diversos tipos de pratos.
O álcool do vinho evapora durante o processo de cocção. Para isso, é importante seguir a receita e deixar a bebida reduzir. Uma dica preciosa é se atentar ao material da panela que será usada. Cobre, ferro e alumínio podem aumentar a acidez, em contato com a bebida. Panelas de aço inoxidável são as melhores opções.
Quanto às receitas, as opções são muitas, entre pratos salgados e doces. Confira esta seleção de pratos deliciosos e fáceis de fazer para você comprovar que mais que nossa bebida favorita, o vinho é um excelente ingrediente.
Receitas com vinho
Arroz de polvo

Ingredientes
Para o polvo:
- 1 polvo médio
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 tomate
- 1 alho
- 1 tomilho
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 xícara de água
- 1 polvo médio
Para o arroz:
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa azeite
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- 1 xícara de arroz
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 limão
Como preparar
Pique grosseiramente a cebola, a cenoura, o salsão, o tomate, o alho e coloque na panela de pressão com o azeite. Coloque o polvo inteiro, a água, o tomilho e o louro. Feche a panela.
Depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 10 minutos e olhe o ponto do polvo. Se tiver soltando do garfo, sem muita resistência, já está bom. Se tiver muito firme, deixe mais 5 minutos. Retire o polvo depois de cozido, pique em pedacinhos e reserve. Coe o caldo e também reserve. Ele será usado no arroz.
Em seguida, pique os ingredientes do refogado do arroz: cebola, pimentão amarelo, pimentão vermelho e alho. Coloque azeite em uma panela, refogue os ingredientes e acrescente o arroz. Tempero com sal. Aí é hora de colocar o vinho branco seco.
Mexa bem até evaporar o líquido e coloque a páprica defumada. Vá colocando o caldo do cozimento do polvo, até o arroz ficar no ponto desejado, parecendo um risoto. Coloque o polvo no final, mexa bem, acrescente o limão e sirva.
O vinho branco seco que você usou na receita pode ser o mesmo para a harmonização. Um exemplar com boa acidez, como de Sauvignon Blanc, é uma escolha certeira.
Lagarto com vinho tinto

Ingredientes
- 1,5 kg de lagarto
- 2 xícaras de vinho tinto seco
- 1 cebola
- 2 dentes de alho amassados
- 1/2 pimentão verde
- 1 cenoura
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 1/2 xícara de água fervente
- 2 xícaras de cebolas pequenas
- 4 batatas grandes
Como preparar
Pique o pimentão, a cebola, o alho, a cenoura e o alho. Bata no liquidificador esses ingredientes com o vinho. Coloque o lagarto em um saco plástico de alimentos, regue com esse caldo, tire o ar, feche o saco e deixe na geladeira durante a noite.
Na hora de fazer a receita, coloque um fio de azeite na panela de pressão e sele o lagarto virando de todos os lados. Acrescente o caldo em que ele marinou, a água fervente sal e pimenta a gosto, tampe a panela e deixe pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos.
Abra a panela, retire a carne e reserve. Em seguida, coloque as batatas picadas em quatro e as cebolas pequenas descascadas. Feche a panela e cozinhe por 3 minutos. Sirva a carne fatiada com as cebolas, as batatas e regue com o molho.
O vinho tinto escolhido para essa receita deve ter uma boa acidez, para ajudar a quebrar as fibras do lagarto, que é uma carne magra fibrosa. Um Chianti é uma excelente opção.
Frango ao vinho tinto

Ingredientes
Para a marinada:
- 1 kg coxa e sobrecoxa de frango
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 1 ramo de tomilho
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho
- 1 garrafa de vinho tinto seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o frango:
- 50 ml de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 ramo de cebolinha
- 150 gramas de cogumelo em conserva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como preparar
Essa receita é uma adaptação do clássico francês coq au vin, galo ao vinho. Primeiro você deve preparar a marinada. Pique a cebola, as cenouras e o alho. Coloque tudo em um saco plástico de alimentos, junto com o tomilho, o louro, o vinho, o sal e a pimenta. Acrescente as coxas e sobrecoxas de frango, tire o ar, feche o saco e deixe por 24 horas na geladeira.
Depois desse tempo, tire o frango, coe o líquido e reserve. Aqueça o azeite em uma panela grande e sele o frango de todos os lados. Junte o caldo e cozinhe em fogo médio por cerca de 40 minutos. Depois, derreta a manteiga em uma frigideira, coloque a farinha de trigo e mexa bem. Em seguida, acrescente essa mistura à panela com o frango para engrossar o molho. Junte a cebolinha e o cogumelo e acerte o sal e a pimenta. Agora é só servir.
Para acompanhar essa receita francesa, escolha um clássico vinho francês, que também será usado como ingrediente. Um Pinot Noir borgonhês ou um blend de Bordeaux.
Brownie

Ingredientes
- 1 xícara de chocolate meio amargo para derreter
- 1 xícara de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1/4 de xícara de açúcar mascavo
- 1/4 de xícara de vinho tinto meio seco
- 2 ovos
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Como preparar
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Em seguida, junte a manteiga e misture bem com uma espátula. Acrescente os açúcares e o vinho tinto meio seco.
Aí é hora de colocar os ovos e misturar tudo até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo e o cacau. Por fim, coloque a essência de baunilha. Coloque para assar em uma forma untada por 30 minutos a 180° C.
Você pode usar um vinho tinto meio seco na receita e fazer a harmonização com ele mesmo. Se preferir, escolha um tinto fortificado, como o vinho do Porto ou um vinho tinto doce.
Panna cotta com calda de vinho tinto

Ingredientes
Para a panna cotta:
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- 1 xícara de leite
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 gemas
- 1 fava de baunilha (ou 1 colher pequena de essência de baunilha)
Para a calda:
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara de vinho tinto seco
- 1 pacote de polpa congelada de frutas vermelhas misturadas ou só de um tipo
Como preparar
Você deve começar pela calda. Coloque o açúcar, o vinho tinto seco e as frutas vermelhas congeladas picadas em uma panela. Deixe o fogo médio e cozinhe até formar uma calda de espessura boa, nem muito grossa e nem muito líquida. Desligue o fogo e reserve até esfriar.
Aí é hora de fazer a panna cotta. Coloque o creme de leite fresco, o leite condensado, o açúcar, o leite e as gemas em uma panela a fogo médio. Mexa bem até engrossar. Desligue o fogo e coloque a baunilha.
Por fim, derreta a gelatina conforme as instruções da embalagem e misture na panna cotta. Você pode colocar em formas individuais para gelar ou uma grande. Leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas. Desinforme e coloque a calda por cima.
É interessante que o vinho para essa calda seja intenso em cor. Exemplares de Tannat, Nebbiolo e Primitivo são boas escolhas.