Quando se fala de vinho da Califórnia, 99% das pessoas já pensam em vinhos da região de Napa Valley. Mas, aqui na Sociedade da Mesa, a gente foge do óbvio.

Hoje eu trago uma bebida com assinatura californiana, mas da região de Paso Robles, que fica um pouco mais afastada do mar, é mais quente e produz vinhos mais potentes e de muita complexidade.

O território demarcado, chamado de AVA (American Viticultural Areas), é reconhecido pelos rótulos de cabernet sauvignon e de zinfandel (o nome que os californianos usam para a uva italiana primitivo), mas também tem produzido grandes vinhos no estilo do Rhône, tendo a syrah como estrela.

O vinho de hoje é o Terra Robles Cabenet Sauvignon 2016.

Uma verdadeira joia americana, principalmente por causa dos taninos ricos e aveludados, resultado de um estágio em barris no tempo perfeito (80% deles são americanos e 20%, de carvalho francês).

Foi elaborado por uma equipe de vanguarda: o jovem enólogo Steven Decosta tem formação em química e microbiologia e usa as ciências para aperfeiçoar as técnicas de vinificação, enquanto o vice-presidente sênior de vinificação, Mark Rasmussen, tem 35 safras em seu currículo e usa toda a sua experiência para decifrar o terroir da bodega.

Na propriedade de Terra Robles, todos os vinhedos são cultivados por agricultura sustentável, 100% orgânica – certificada pela organização SIP Certified, que atua desde 2008 na vitivinicultura americana.

Na taça, o vinho apresenta:

  • bom corpo;
  • cor vermelha intensa
  • aromas de frutos negros maduros, como mirtilo e amora;
  • toques de especiarias como anis e nuances de cacau;
  • na boca, segue o mesmo perfil do olfato, acrescentando notas de azeitona preta;
  • tudo isso arrematado pelos taninos sedosos, além de um final persistente.

Harmonização com o Terra Robles Cabernet Sauvignon 2016

Faz par perfeito com cortes mais gordurosos de carne bovina e suína, na grelha ou ao forno, como costela, pernil, brisket, entre outros. Para vegetarianos, aposte em cogumelos salteados, quiabo tostado ou berinjela à parmigiana. Tábuas de charcutaria e de queijos semiduros são um curinga para petiscar.

Aproveite para apreciar essa preciosidade com um superdesconto!

Abraços e boa degustação!