“Impactante na potência e na riqueza aromática, com ameixas secas, frutas negras maduras, alcaçuz, café, cacau e notas balsâmicas. De paladar opulente e pleno. Espetacular.”
Esse foi um dos veredictos que a revista alemã Weinwelt usou para descrever o vinho da vez, o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2010.
O vinho da Lidio Carraro foi eleito pela publicação como o Melhor Tannat do Mundo. Para completar as premiações, recebeu o Selo Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2019 e está avaliado com 17,5 pontos no site da crítica britânica Jancis Robinson.
Além disso, é o único tinto brasileiro na lista dos 76 melhores vinhos do mundo no catálogo Le Courrier Vinicole, do Canadá e ganhou como o melhor vinho do Brasil e Uruguai pela Revista Vinum, na Suíça.
Sem falsa modéstia: nosso brasileirão (sim, ele é no superlativo) é tudo isso e mais um pouco. Superando até mesmo nossos hermanos Uruguaios, especialistas em tannat, esse tinto exibe toda a tipicidade da cepa em um dos melhores terroirs do Brasil, a Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.
Elaborado apenas nas safras excepcionais, uma de suas particularidades é a longa maturação das uvas: a tannat permanece na videira até passar ligeiramente do ponto, como uma uva-passa, o que torna a bebida ainda mais original.
Após a fermentação, o vinho permaneceu mais de 14 meses nos tanques de inox até o engarrafamento – sem passar por uma filtragem, o que mantém íntegras as suas características.
Os aromas são ricos e mostram:
- ameixas secas, frutas negras maduras, alcaçuz, café, cacau e notas balsâmicas;
- o paladar é elegante, intenso, com taninos firmes, vigor e força;
- bem estruturado, mostra harmonia entre corpo e acidez.
Harmonização com Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2010
Perfeito para servir no seu churrasco ou com carne de cordeiro, além de uma caprichada tábua de queijos duros e semiduros. Experimente! A experiência será espetacular!