/Por Ana Beatriz Miranda
A uva branca Vermentino é muito cultivada em regiões produtoras de vinho próximas ao Mediterrâneo, principalmente na França e na Itália, com destaque para as ilhas de Córsega e Sardenha. Além de Vermentino, ela é chamada de Pigato, Favorita, Malvosie de Corse e Rolle.
Não se sabe exatamente a origem dessa casta branca, mas estudiosos acreditam que ela seja italiana, mais especificamente da Ligúria. Por lá, ela é a principal variedade usada na elaboração de vinhos brancos, os Colli di Luni. São exemplares refrescantes e muito minerais.
Na ilha de Sardenha, ela é um ícone de rótulos brancos incríveis. Sua importância é tanta que ela ganhou uma denominação regional, Vermentino di Sardegna. O Vermentino di Gallura, de lá, é considerado um dos melhores brancos da Itália.
Em Bolgheri, perto de Toscana, essa casta também brilha, dando origem a vinhos de muita intensidade e riqueza aromática. Especialistas costumam compará-los aos melhores vinhos feitos com a Viognier.
No sul da França, a Vermentino é chamada de Rolle e só foi autorizada na elaboração de vinhos de AOC (Appellation d’origine contrôlée) recentemente, por ser uma casta estrangeira.
De forma geral, os vinhos são bastante variados. Há os delicados e frescos, mas também os estruturados e potentes. Os aromas mais comuns são de pera, maçã, flores brancas, amêndoas, hortelã, erva-doce e tomilho. Aromas e sabores minerais aparecem frequentemente. Em boca, um leve amargor no final é característica marcante da Vermentino.