/Por Ana Beatriz Miranda
A Alemanha é uma das grandes produtoras de vinhos da Europa, embora não seja tão popular quanto França, Espanha, Portugal e Itália. Entretanto, o consumo interno é muito expressivo e as exportações têm crescido a passos largos. São 13 regiões produtoras, entre elas Pfalz.
Pfalz faz fronteira com a Alsácia, na França e é a segunda maior área de vinhedos da Alemanha. A maior parte dos vinhedos de Riesling do mundo é cultivada lá.
Além dessa uva branca, outras castas nativas são cultivadas em grande quantidade, como Gewürztraminer, Regent, Scheurebe, Dornfelder e Grauburgunder. As uvas internacionais que se destacam são Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Pinot Noir, lá chamada de Spätburgunder, Syrah e Merlot.
Terroir de Pfalz
A Alemanha é um país frio. Por isso, comparada com as outras regiões produtoras do país, Pfalz é considerado um lugar de clima ameno, mais quente que as demais. Daí sua comparação com a Toscana italiana. Os verões atingem temperaturas bem altas e os invernos não são muito rigorosos.
Os solos são bem variados. São principalmente de arenito, calcário erodido, rocha basáltica, ardósia e loess, uma terra fértil amarelada mais rara. O clima e o solo da região são propícios para o cultivo bem-sucedido tanto de uvas tintas quanto de uvas brancas. Inclusive, Pfalz é a maior produtora de vinhos tintos do país.
Os vinhos de Pfalz
Os exemplares elaborados na região são únicos, com perfil seco e estruturado. Muitos passam por fermentação malolática a fim de diminuir a acidez da bebida, trazendo mais equilíbrio e aromas secundários.
É comum encontrar brancos e tintos amadurecidos em carvalho por um tempo. Há também rótulos feitos para o consumo rápido, é claro, mais leves e frescos. Espumantes têm ganhando cada vez mais espaço.
Enoturismo: rota do vinho e festivais
A região de Pfalz tem um enoturismo bastante ativo. A Deutschen Weinstraße é uma das rotas do vinho mais antigas do planeta. Ela liga várias cidades produtoras de Pfalz e oferece passeios e degustações para lá de especiais.
De maio a outubro, as regiões vinícolas alemãs promovem festivais do vinho. São festas animadas, cheias de atrações, perfeitas para quem quer conhecer mais a fundo o estilos dos vinhos do país.