/Por Marjorie Zoppei

A degustação do Julgamento de Paris foi um marco histórico na enologia e os vinhos que participaram do concurso ganharam fama internacional, tanto que os rótulos vencedores foram nomeados pela prestigiosa Smithsonian Institution como um dos 101 itens que “fizeram a América”, ao lado do traje espacial de Neil Armstrong e da cartola de Abraham Lincoln.

Imagine então o preço estratosférico que esses vinhos poderiam alcançar. Pois bem: um leilão organizado pela Heritage Auctions colocou no prego o “SLV” Cabernet Sauvignon 1973 da Stag’s Leap Wine Cellars, vinho tinto que derrotou os bordaleses no famoso evento de 1976.

O valor arrecadado bateu o recorde de 12.300 dólares. “Este leilão foi a primeira vez que abrimos nossa biblioteca nesse nível, e somos gratos a todos os colecionadores e licitantes que compareceram e mostraram a demanda reprimida para nossos vinhos de alta qualidade e envelhecimento”, disse Marcus Notaro, enólogo da Stag’s Leap Wine Cellars.

“Esperamos que nossos vinhos da coleção de legado sejam aproveitados ao máximo”, concluiu. Sem deixar clara a quantidade exata de “SLV” Cabernet Sauvignon 1973 que ainda tem em estoque, a empresa leiloeira garante que em breve fará nova rodada de lances para o cobiçado lote.

Confira os vinhos premiados disponíveis para compra:

vinho
Brasil
Região: Serra do Sudeste
2010 / 750 ml / TINTO
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2010
R$ 485,88
MAIS DETALHES
vinho
Chile
Região: Valle del Maipo
2015 / 750 ml / TINTO
Echeverria Quasar Wines Limited Edition Syrah 2015
R$ 234,12
MAIS DETALHES