/Por Ana Beatriz Miranda
A uva Trebbiano é uma típica casta italiana. Ela é considerada a uva mais produtiva do mundo, já que seus vinhedos dão cachos volumosos e rendem muito mosto. Sendo uma variedade de excelente adaptação, ela é cultivada em vários países produtores, tanto do Velho quanto do Novo Mundo.
Origem
A uva Trebbiano é uma casta autóctone italiana, sendo cultivada desde a Roma Antiga. No século 13, ela foi levada à França, onde ganhou o nome de Ugni Blanc.
Na Itália, ela é mais plantada na região central para o norte, fazendo parte de denominações de origem importantes como Trebbiano d’Abruzzo, Trebbiano di Aprilia, Trebbiano di Capriano del Colle e Trebbiano di Romagna, cada qual com suas especificações.
Trebbiano: uva do Cognac e Armagnac
Em terras francesas, ela se destaca na elaboração de vinhos brancos, mas também dos destilados Cognac e Armagnac.
A alta acidez é fator preponderante para ser usada como vinho base nesses destilados. Além disso, o baixo teor de açúcar e sua boa resistência também contribuem para a produção bem-sucedida.
Os níveis baixos de açúcar fazem com que o vinho tenha menor potencial alcoólico. Isso é ótimo para que haja um tempo maior de destilação, até que o Cognac e o Armagnac atinjam seu ápice de álcool, 72% e 53-60%, respectivamente.
Características
Essa variedade origina vinhos brancos com excelente acidez e, por isso, bastante refrescantes. Os aromas costumam ser de frutas cítricas, frutas brancas, ervas frescas, com certa mineralidade. O corpo é leve. São rótulos feitos para serem apreciados em temperaturas mais elevadas, por causa do frescor. Para harmonizar, receitas leves à base de frutos do mar e peixes. Com moqueca, a combinação é perfeita.