/Por Marjorie Zoppei

A fábrica-bar de Pinheiros comemora mais um ano com lançamento especial: a cerveja DoBalacoBaco, uma barley wine, envelhecida em barris de carvalho desde 2016 e preparada por quatro mestres cervejeiros da casa.

A novidade é a primeira cerveja desse estilo produzida in loco e apresenta aroma que lembra vinho do Porto com frutas secas, somado a uma carga caramelada vinda dos maltes. No paladar, tem alta complexidade e bom amargor (com 80 de IBU e 9,5% de teor alcoólico), além de uma espuma-creme.

“O nome é uma referência ao deus do vinho, Baco, com uma pitada de humor”, explica o sócio Luis Fernando Fabiani. O novo rótulo começou com uma primeira brassagem em 2016, pelo então mestre cervejeiro Guilherme Hoffman.

Em 2017, pelas mãos de Patrick Banwart, parte dessa cerveja foi colocada em barris de inox e em barris de carvalho, antes usados para maturar uísque. No ano seguinte, foi a vez de Guilherme Macedo realizar o blend. Agora, na mão de Marcos Braga, recebeu alguns ajustes para o envase. Custa a partir de 33 reais (260 mililitros).