/Por Ana Beatriz Miranda
Localizada no noroeste da Itália, o Piemonte é terra de alguns dos vinhos mais poderosos do planeta, como o Barolo. Além do “vinho dos reis e o rei dos vinhos”, a região é produtora de outros exemplares icônicos, como o Barbaresco, irmão mais novo do Barolo, o espumante Asti, os tintos Barbera e Dolcetto, o vinho doce Moscato d’Asti, o vinho de guarda Gattinara e o branco Cortese de Gavi.
Isso para falar dos mais renomados. O Piemonte elabora ainda vinhos interessantíssimos mais consumidos internamente, como o Freisa d’Asti e o Grignolino.
O nome Piemonte significa “aos pés das montanhas”, representando a posição geográfica do lugar. A região faz fronteira com a Suíça ao norte e com a França a oeste, sendo rodeada pelos Alpes. Os vinhedos ficam em ladeiras e terraços inclinados, a fim de aumentar a exposição ao sol.
Terroir
São 61 denominações de origem no Piemonte, divididas em oito sub-regiões. Monferrato, Langhe, Roero, Colline Astigniane, Colli Saluzzesi, Cavanese, Colli Novaresi e Colli Vercellosi, cada qual com sua especificidade de uvas, solos e microclimas.
As condições geográficas locais são perfeitas para o cultivo de videiras e produção de uvas de alta qualidade que, não à toa e sob o cuidado de enólogos talentosos, dão origem a vinhos notáveis.
As uvas do Piemonte
As colinas verdejantes piemontesas estão preenchidas de uvas autóctones. Nebbiolo, uva do Barolo e do Barbaresco, Barbera e Dolcetto foram a trinca das tintas de maior destaque. Mas Bonarda, Brachetto, Grignolino, Neretta e Vespolina também têm lugar ao sol. Entre as brancas, Arneis, Moscato Bianco, Freisa, Malvasia di Schierano e Cortese reinam, ao lado da francesa Chardonnay.
Área de abundância e belezas únicas, o Piemonte tem um dos enoturismos mais buscados do mundo. Um lugar que mescla com maestria a tradição com a modernidade, com atrações para todos os gostos. Além da enorme gama de vinhos fantásticos, a gastronomia piemontesa é impecável. Trufas brancas, risotos, queijos típicos, embutidos, carne de caça, hortaliças e várias outras iguarias são exemplos da rica culinária das cantinas da região.