/Por Ana Beatriz Miranda
As denominações de origem são um capítulo à parte no mundo do vinho. Cada país possui sua própria maneira de definir e garantir a qualidade da bebida, de acordo com sua legislação.
Na Espanha, uma classificação relativamente recente surgiu em 2003, a Vino de Pago. Trata-se do mais alto status que um vinho espanhol pode alcançar, acima da Denominación de Origen Calificada (DOCa), que é bem restrito, já que apenas rótulos do Priorato e de Rioja podem ostentar.
A qualidade do Vino de Pago
O Vino de Pago se equipara aos Grand Crus franceses. Ele é marcado como vindo de uma área que se distingue das outras ao entorno, com uma qualidade excepcional.
Para conquistar essa alcunha, os vinhedos que deram origem às uvas usadas na elaboração do exemplar devem estar dentro de uma região já reconhecida como denominação de origem.
O vinho deve ser feito com as uvas dessa parcela de vinhedo, não sendo autorizada a compra de castas de outros locais. A vinificação será feita exclusivamente pela vinícola, que deve seguir regras específicas.
O nome Pago
A confusão com o Vino de Pago vira em torno da palavra “pago”, empregada em outros contextos. Existem marcas de vinhos espanhóis que usam o nome, antes da regulamentação da denominação. A partir de 2003, os produtores não podem mais registrar suas marcas com esse nome, mas antes disso já havia várias.
Grandes Pagos de España é o nome também de uma associação de produtores que se uniram em busca da qualidade. Contudo, apenas alguns conquistaram a certificação Vino de Pago. Por isso, é interessante ter bastante atenção se você quer conhecer um legítimo Vino de Pago. Leia atentamente os rótulos e pesquise nos sites das vinícolas para ter certeza se é o vinho buscado.
Vinos de Pago conhecidamente regulamentados
Castilla-La Mancha
Finca Élez, Albacete
Pago Guijoso, Albacete
Pago de la Jaraba, Albacete
Dehesa del Carrizal, Ciudad Real
Pago Florentino, Ciudad Real
Casa del Blanco, Ciudad Real
Pago Los Cerrillos, Ciudad Real
Pago Vallegarcía, Ciudad Real
Campo de la Guardia, Toledo
Dominio de Valdepusa, Toledo
Pago Calzadilla, Cuenca
Aragón
Pago de Aylés, Zaragoza
Navarra
Pago de Arínzano, Navarra
Pago de Otazu, Navarra
Prado de Irache, Navarra
Pago Finca Bolandín, Bodega Pago de Cirsus, Ablitas
Valencia
Pago El Terrerazo, Bodegas Mustiguillo, Utiel-Requena
Los Balagueses, Utiel-Requena
Pago Chozas Carrascal, San Antonio de Requena
Pago Vera de Estenas, Utiel