/Por Ana Beatriz Miranda
A Arneis é uma uva branca típica da Itália, mais especificamente do Piemonte. Ela é muito cultivada nas colinas de Roero, a noroeste de Alba, na Denominazione di Origine Controllata e Garantita de Roero e também na DOC de Langhe.
Hoje ela se destaca em vinhos brancos perfumados, elegantes e florais, mas chegou a ser quase extinta. Uma das principais razões para isso é a importância de uvas tintas locais, como a Nebbiolo e a Barbera.
O Piemonte era conhecido como o berço dos grandes vinhos tintos italianos e as uvas brancas perderam bastante espaço. Sobretudo a Arneis, que é uma casta de cultivo difícil e baixo rendimento.
Porém, um prestigiado enólogo local, Alfredo Currado, não deixou de cultivá-la e passou a produzir exemplares inesquecíveis com ela na segunda metade do século 20, o que chamou a atenção da crítica internacional.
Os vinhos de Arneis são extremamente aromáticos, trazendo frutas brancas, frutas cítricas e flores em muitas camadas. Eles têm boa acidez, então trazem bastante frescor.
São bebidas de sabores generosos, cheias de elegância, que provam que o Piemonte também é mestre em elaborar brancos imperdíveis. Aliás, a Arneis é apelidada de Nebbiolo Bianco por causa disso.
É uma uva versátil para harmonizar, combinando com aperitivos, canapés, além de peixes, carnes brancas, risotos simples, massas com molho branco, saladas, queijos moles e o que mais sua imaginação quiser ousar.