/Por Ana Beatriz Miranda
Navarra é uma região produtora de vinhos na Espanha localizada ao norte do país. Próxima de Rioja e da cadeia montanhosa dos Pirineus — que separa o território espanhol do francês, os vinhedos locais são responsáveis por exemplares tintos estruturados e macios, além de rosés e brancos elegantes, frescos e intensamente frutados.
Por muito tempo, as vinhas velhas de Garnacha dominaram a região. Após um programa de incentivo do governo, videiras de Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Moscatel, Mazuelo, Graciano, Viura e Tempranillo ganharam espaço, diversificando a produção de Navarra.
Apesar da maior parte das vinhas ser composta por uvas tintas e os vinhos tintos serem bastante apreciados, os vinhos brancos da região também se destacam, inclusive brancos de sobremesa.
A boa diversidade dos exemplares de Navarra se dá por dois principais tipos de climas da região: um marítimo influenciado pelo Atlântico, em Tierra Estella e Baja Montaña, e outro mediterrâneo, em Ribera Alta e Ribeja Baja.
A fama de Navarra é reforçada por alguns dos melhores e mais premiados produtores espanhóis, que elaboram rótulos apaixonantes e que brilham no cenário mundial, nas taças de especialistas e de enófilos dos quatro cantos do planeta. O enoturismo da região é bem completo e conta com uma rota exclusiva que passa pelos Caminhos de Santiago.