/Por Ana Beatriz Miranda
Em nenhum lugar do mundo o vinho é tão tradicional quanto na Europa. Não à toa o Velho Mundo é onde nossa bebida favorita foi aprimorada e difundida. Por fatores históricos, econômicos e culturais, é lá que ficam as rotas do vinho mais antigas e famosas.
Há rotas do vinho na Europa para todos os gostos. Das mais simples às mais sofisticadas. Embora existam programas e eventos em quase todos os meses do ano, a época de colheita é certamente a mais festiva e interessante para o enoturista, de agosto a outubro.
Rotas do vinho na Europa para você conhecer
Weinstraße, Alemanha
A rota do vinho da Alemanha, inaugurada em 1935, é a mais antiga do mundo. Ela fica na região do Palatinado, no estado da Renânia-Palatinado. Seu início é no portal do vinho alemão, na fronteira com a França, e vai até a Casa da Estrada do Vinho, em Bockenheim, percorrendo 85 quilômetros.
O roteiro é supercompleto e tem destinos curiosos, como um restaurante dentro de um barril de vinhos gigante, na cidade de Bad Dürkheim.
Wine Route of Spain, Espanha
A Espanha tem inúmeras rotas do vinho que podem ser consultadas em um único site, o Wine Route of Spain. Estruturado e completíssimo, é possível navegar por região vinícola e encontrar a rota ideal para você, além de descobrir os eventos vitivinícolas ao longo do ano.
Um só lugar que concentra todas as informações necessárias para os enoturistas que querem desbravar o vinho espanhol.
França
Berço cultural do vinho, a França tem um enoturismo bastante robusto. O país respira vinho e praticamente todos os seus roteiros de viagem envolvem a bebida.
Quase todas as regiões vitivinícolas têm rotas oficiais, com destaque para Bordeaux, Borgonha, Champagne, Sauternes e Alsácia. Só Bordeaux e Borgonha, as duas principais regiões francesas produtoras, têm várias rotas.
Itália
Assim como a França, a Itália tem diversas rotas do vinho, que envolvem passeios, degustações e programas voltados para se aprofundar nos mais variados tipos de vinhos elaborados por lá.
Terra de ícones como Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, prosecco, Chianti, supertoscanos e muitos outros, o país tem possibilidades para todo tipo de enoturista, dos iniciantes ao experts. Quem aprecia o espumante italiano mais célebre do mundo, o prosecco, precisa conhecer a Strada del Prosecco. Na Toscana, a rota do Vino Nobile de Montepulciano é imperdível.
Rota do Vino Nobile de Montepulciano
Portugal
Apesar de pequenino, Portugal tem um enoturismo muito forte. São várias as regiões produtoras de vinho do país, cada qual com suas particularidades e rotas próprias.
A rota dos Vinhos do Douro e do Porto, a rota dos Vinhos Verdes, a rota dos vinhos da Península de Setúbal e a rota do Alentejo estão entre as principais.
Rota dos vinhos do Douro e do Porto